Pedras de Fogo é ummunicípio brasileiro do estado da Paraíba, localizado na microrregião do Litoral Sul. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2010. Sua população é estimada em 28.056 habitantes.
Itabaiana é um município brasileiro localizado na microrregião de Itabaiana, estado da Paraíba. Sua população em 2013 foi estimada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 24.663 habitantes, distribuídos em 219 km² de área.
É sede e maior cidade da Microrregião de Itabaiana, ela desempenha um papel centralizados em sua região. Em 21 de Janeiro de 2013 foi instituída a Região Metropolitana de Itabaiana
, divulgada no Diário oficial do Estado, formada pelos municípios de
Juarez Távora, Juripiranga, Gurinhém, Salgado de São Félix, Mogeiro, São
José dos Ramos, São Miguel de Taipú, Pilar, Caldas Brandão, Ingá e
Riachão do Bacamarte.
Itabaiana é sede da 12ª Região Geoeconômica, que junto com outros 15 Municípios
, somam 992,2 Milhões de Reais, a 5ª entre as 14 regiões geoeconômicas
da Paraíba, a 12ª Região Geo-administrativa tem destaque na Agropecuária
sendo a que mais contribui no Estado.
..........................................................................................................
A Tocha Olímpica Rio/2016 chegará a Paraíba na próxima quinta feira
(02 de Junho), onde permanecerá por três dias em solo paraibano.
Na Paraíba, ela vai passar em sete cidades: Pedras de Fogo, Itabaiana, Campina Grande, Guarabira, Sapé, João Pessoa e Mamanguape, respectivamente. A tocha chega à Paraíba na quinta-feira. A primeira parada será em Pedras de Fogo. Na sequência, passará por Itabaiana e Campina.
No outro dia, 3, será a vez de Guarabira, Sapé e João Pessoa, enquanto no último dia, no sábado (4), Mamanguape, encerra o percurso da tocha no Estado. Os Jogos ocorrerão no período de 5 a 21 de agosto (Olímpicos) e 7 a 18 de setembro (Paraolímpicos), no Rio de Janeiro. O percurso no país começou no dia 3 de maio, em Brasília, com término previsto para o dia 4 de agosto, no Rio de Janeiro. A tocha visitará 335 municípios brasileiros, com eventos culturais, inclusive com shows musicais, para celebrar a passagem do símbolo olímpico.
De acordo com o cronograma do evento, a previsão de início do percurso na capital paraibana será a partir das 14h, com largada do Centro Histórico, com passagens pela Casa da Pólvora, Mosteiro de São Francisco, Catedral de Nossa Senhora das Neves, Praça Pedro Américo, Paço Municipal, Pavilhão do Chá, Parque Solon de Lucena (Lagoa), Praça da Independência, Avenidas Epitácio Pessoa e Cabo Branco, Farol do Cabo Branco, bairros de Manaíra e Bessa, com término no Busto de Tamandaré, em Tambaú.
São mais
de 500 cidades brasileiras que vão participar do revezamento da tocha
até a abertura dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeio
(Informações :Nivaldo Nas trilhas)
Campina Grande é um município brasileiro no estado da Paraíba. Considerada um dos principais polos industriais da Região Nordeste bem como um dos maiores polos tecnológicos da América Latina, foi fundada em 1º de Dezembro de 1697, tendo sido elevada à categoria de cidade em 11 de outubro de 1864. De acordo com estimativas de 2014, sua população é de 402 912 habitantes, sendo a segunda cidade mais populosa da Paraíba, e sua região metropolitana, formada por dezenove municípios, possui uma população estimada em 630 788 habitantes.
Campina Grande é um importante centro universitário, contando com dezessete universidades e faculdades, sendo três delas públicas. É também proporcionalmente a cidade com o maior número de doutores do Brasil, 1 para cada 590 habitantes, seis vezes a média nacional.[11] [12] [13] Além de ensino superior, o município é destaque também em centros de capacitação para o nível médio e técnico. Também possui o segundo maior PIB entre os municípios paraibanos, representando 15,63%
Guarabira é um município do estado da Paraíba, no Brasil. É uma das cidades mais populosas do estado. Situa-se a 98 quilômetros da capital estadual João Pessoa; a 100 quilômetros de Campina Grande, mais populosa cidade do interior paraibano; a 198 quilômetros de Natal, a capital do Rio Grande do Norte; e a menos de 250 quilômetros do Recife, a capital de Pernambuco.É chamada de "Rainha do Brejo" pelo fato de ser a principal cidade-polo de um região que se caracteriza pela regularidade de chuvas. Geograficamente, não está inserida na Microrregião do Brejo Paraibano por ter uma região própria que leva o seu nome, ou seja, a Microrregião de Guarabira, mas torna-se uma importante referência política e econômica na região do Brejo. Assim como a cidade de Sapé, que, próxima a Guarabira, faz parte oficialmente da Mesorregião da Mata Paraibana mas politicamente está inserida no Brejo. Ambas (Microrregião do Brejo e Microrregião de Guarabira) fazem parte da Mesorregião do Agreste Paraibano.A Região Metropolitana de Guarabira foi criada pela lei complementar 101, de 12 de julho de 2011. Sua população total é de 193 656 habitantes. Para a religião católica Nossa Senhora da Luz é a padroeira do município. Sua imagem original foi trazida de Portugal em 1755 pelo português Antônio Rodrigues da Costa, natural de Beiriz (Grande Porto), um dos fundadores do município. |
Sapé é um município brasileiro do estado da Paraíba, está localizado na microrregião de Sapé. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2015 sua população era estimada em 52.218 habitantes sendo o décimo mais populoso do estado e o mais populoso de sua microrregião. Está a 42 km de João Pessoa (via PB-004, trajeto mais curto) e a 75 km de Campina Grande. Área territorial de 316 km².É também conhecida como a cidade do abacaxi, por ser um exportador do produto na região, é também a terra do poeta Augusto dos Anjos, que nesse século foi nomeado o paraibano do século, pela rede de televisão "TV Cabo Branco |
Nenhum comentário:
Postar um comentário